Moda Vintage

Vamos abordar hoje especificamente de um acessório muito charmoso e usado desde os anos vinte.

Muitos o chamam de retrô outros de ícones da moda vintage, mas na verdade, apesar de pequenos estão mais modernos do que nunca.

Voce assistiu na novela “Jóia Rara” da Rede Globo o casamento de Iolanda (Carolina Dieckmann) e Ernest (José de Abreu)?

Viu o vestido recatado da noiva e seu elegante voilette (na foto)?

Pois então, o fato é que muita gente confunde, voilette, Fascinator , tiara e tiara á La headband aquela usada pela personagem Perséfone na novela “Amor á Vida” também da Rede Globo,lembram?

Mas hoje vamos falar especificamente sobre os voilettes, esta espécie de meio chapéu com um pequeno e delicado véu sobre o rosto da noiva.

 

Eles surgiram mais especificamente entre 1910 e 1940, e a palavra voilette (que se pronuncia “voalete”) é um acessório frances. Já foi ícone da moda, usado apenas por mulheres da sociedade, mas hoje muito mais democrático é uma opção para mulheres mais ousadas e modernas. O interessante é que antigamente era um adereço feminino usado durante o dia e hoje esta presente em qualquer horário e local.

 

Dicas de uso do voilette:

 

  • Deve ser usado sempre em cerimoniais diurnos e a noite substitui o véu.
  • Mas atenção: ele deve acompanhar a cor do traje, especialmente o vestido.
  • Se optar por acompanhamentos como casquetes, plumas, pedrarias, cristais etc..fica perfeito, mas nestes casos opte por um vestido mais clean.
  • O acessório combina bem na cidade, eventos sociais, campo os mais leves e até na praia, não existem restrições.
  • Vestidos midis, curtos ou longos , evasês ou mais sequinhos também ficam perfeitos.
  • Não existem regras fixas para seu uso, apenas não misture cores, prefira no maximo um “tom sur tom”. Outro item importante NUNCA use dois acessórios ao mesmo tempo. Por exemplo: Um voilette junto com um véu, por favor NÃO! Procure decidir ou um ou outro.
  • Lembre-se sempre que o “menos é mais”.
  • No quesito noiva, ele se ajusta com elegância as despojadas, modernas, sofisticadas ou clássicas.
  • Quanto a festa? Haja com bom senso, se ele estiver incomodando tire e curte a festa caso contrário pode seguir usando seu voilette até o fim.
  • E se quiser tirar porque ele cobre o rosto? Prefira um momento especial como o “agora pode beijar a noiva” seja no altar ou após cortar o bolo. Mas neste momento tire e não coloque mais até o fim da festa.

Joia Rara

Foto: Divulgação/Rede Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *